terça-feira, 25 de novembro de 2008

Blogueiro Secreto

Texto copiado na íntegra do Blog Fio de Ariadne da Vanessa,
minha amiga blogueira secreta.


CORAGEM

Muito já ouvi falar sobre o ofício de escritor. Quando era menina, na escola um professor me dizia que havia um escritor dentro de mim e que dependeria apenas da minha boa vontade em acordá-lo para que ele se dispusesse a tomar conta das minhas páginas em branco .

O que meu professor dizia me enchia o ego , é bem verdade. Porque quando se é menina os medos são apenas os palpáveis e sendo assim, eu fui me pondo a escrever tudo o que ele me pedia e ainda um pouquinho mais.
Fossem textos com vontade de serem literários ou aqueles que sonhavam se abrigar em páginas de jornal , eu ia deixando que o escritor que existe em mim enchesse as páginas em branco dos meus cadernos de escola , dos meus diários , da minha vida.
O entusiasmo do meu professor , tão sábio e de fala polida anunciava que com algum esforço havia lugar para a menina e seus escritos no mundo.
O problema é que as meninas crescem. Depois disso , o medo deixa de ser do bicho papão , das notas da escola , da mãe ralhar e do menino bonito não gostar da gente.
Depois que as meninas crescem vem o medo de falhar na estrada da vida e foi nesse ponto que , desavisada, eu me deparei com uma obra imensa : Grande Sertão : Veredas, de Guimarães Rosa.
Logo na primeira página , primeira palavra, primeiro arrepio. Nonada. Como é possível inaugurar um romance assim. Nonada.
E o espanto não parou por aí, todos os personagens , de um mundo tão distante , me foram colocados tão reais que logo eu parecia morando no Sertão desde sempre.
E aí o medo de falhar como escritor me tomou de assalto .
"Se nunca vou conseguir escrever como Guimaraes Rosa então não vou escrever mais nada"
Dito assim na página fria parece absurdo . Na verdade é mesmo . Absurdo.
Este absurdo me custou vinte anos para ser descoberto. Vinte anos deixando o escritor dentro de mim adormecido , cansado de tanto dormir , haja lexotan, o pobre está enferrujado...
Fica aqui então meu pedido de desculpas humildes ao pobre escritor adormecido à força dentro da menina que um dia fui e que agora tento lembrar quem foi.
Para a tarefa grata de reviver os últimos vinte anos e registrar os que estão por vir, peço auxílio então ao leitor que também que mora aqui dentro e sempre esteve muito desperto , devorando cada página do que lhe oferecia , sorvendo palavra a palavra tudo o que os corajosos escrevem. Como este leitor cresceu e ficou maduro pode ajudar o escritor sonolento e de minha parte prometo um pouquinho mais de coragem...

_________________ //__________________


Fiquei feliz ao tirar a Vanessa no blogueiro secreto,
responsável pelo blog Fio de Ariadne.

Recheado de textos inteligentes sobre assuntos diversificados, alguns até de forma poética prenderam a minha atenção por estes dias que antecederam a postagem secreta.
Li vários textos que não costumo ler.
Ressaca, Saltadores de Obstáculos e Pastel de Feira.
Dentre vários, esses me chamaram mais a atenção.
Acostumado a ver blogs de humor, fiquei meio perdido com o que postar, o que eu poderia escrever sobre uma mãe de família, escritora e blogueira que mantém seu blog desde 2005 com estilo e autenticidade.
Um blog simples e sem frecuras que vemos em todos os blogs, inclusive o meu.
Um blog onde o principal é o conteúdo que sua autora escreve, valorizando o seu trabalho.
Vanessa, parabéns pelo blog e nunca pare de escrever.

Enfim, chega de rasgação de seda.
Visitem o Fio de Ariadne e tirem suas conclusões.

"A imaginação oferece às pessoas consolação por aquilo que não podem ser e o humor por aquilo que efectivamente são." Albert Camus

3 Comentários:

Danilo disse...

Aew velho, seu presente de amigo secreto
http://quemario.brogui.com/2008/11/25/amigo-secreto/

Vanessa Anacleto disse...

Puxa, se gostei. Demorei para chegar aqui andando de post em post, mas valeu a pena. Adorei o amigo secreto , o post e a opinião sobre meu texto.
Nunca tinha vindo aqui tb. Aparecerei mais vezes.
Muitíssimo obrigada. :-)

Anônimo disse...

só deixar o fundo branco pra ficar mais massa


Temp.by DB / Oncioso 2007-2015 ATENÇÃO: Não acredite em tudo que você vê aqui... Contato:fabiopapion@gmail.com

RECLAME AQUI.